5 benefícios do nosso chimarrão de cada dia!

Que ele é de todos os dias, nós já sabemos! Não tem como ficar sem chimarrão, não é mesmo?

Seja pela manhã, depois do almoço, meio da tarde, final de tarde e vai noite adentro. É assim que nós, gaúchos, levamos essa tradicional bebida. E seus benefícios, você conhece?

Separei cinco benfeitorias que essa bebida nos traz, além do mais importante: aproximar e unir as pessoas!

 

1 - FAVORECE O EMAGRECIMENTO 

Mas vamos com calma! Apenas tomar chimarrão não vai lhe deixar magro, contudo, vai, sim, auxiliar nesse processo. Basta conciliar uma alimentação saudável e a atividade física.

Consumir a bebida antes do exercício trará mais energia e disposição. Mais um segredinho: ajuda a acelerar o metabolismo. Isso mesmo! A presença forte de cafeína é que faz com que isso seja possível.

 

2 – TE DEIXA MAIS JOVEM

O chimarrão é rico em antioxidantes vegetais, os quais ajudam a proteger nossas células combatendo o envelhecimento precoce. Há estudos que comprovam que o consumo diário da bebida é capaz de retardar o envelhecimento das pessoas.

 

3 – ELIMINA A FADIGA

Quem nunca esteve cansado e após tomar um chimarrão se sentiu mais disposto, principalmente pela manhã?

Isso acontece porque o chimarrão é rico em alcalóides (sendo o principal a cafeína), por isso ajuda a eliminar o cansaço físico e mental, dando mais disposição após consumi-lo.

 

4 – É DIURÉTICO

A cafeína e a teobromina presentes na erva-mate ajudam a eliminar líquidos retidos em nosso organismo. Por ser consumido quente, seu efeito aumenta, além de potencializar o funcionamento dos nossos rins. 

 

5 - FACILITA A DIGESTÃO 

A erva-mate possui propriedades digestivas e laxativas, as quais combatem a constipação intestinal. Por isso, tomar chimarrão após aquele almoço pesado, ajudará na digestão e no bom funcionamento do intestino.

 

E você, já percebeu algum dos benefícios listados? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

E não se esqueça de dividir a informação com outras pessoas!

Após conhecer os cinco benefícios do chimarrão, não dá ainda mais vontade de consumi-lo?

Corre para preparar o teu chima e fazer aquela decoração! Traga ao seu chimarrão o sentimento que está dentro de você!


_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Conheça as regras da Roda de Chimarrão!

 

Você já preparou aquele chimarrão todo decorado, de formas diferentes para receber seus convidados em casa, mas ficou em dúvida em algumas situações?  

Por exemplo: se o chimarrão entupir, o que faço? Por quem começar a roda? Ou então, chegou na casa dos amigos ou no trabalho... enfim, ficou em dúvida sobre como pedir um chimarrão, já que o vivente não ofereceu! Quem nunca?

Então, vamos para as “regras básicas” de uma boa Roda de Chimarrão! 


Entregando e recebendo a cuia –
Sempre com a mão direita, seja para entregar ou para receber o chimarrão;


Por quem começar? –
A roda de chimarrão se inicia pelo lado direito, mas também pode ser feita uma homenagem a alguém mais velho, por exemplo. Nesse caso, se inicia pela pessoa com mais idade e segue-se a roda pelo lado direito dela;

 

Chimarrão entupido, o que fazer? – Deve-se devolver a quem preparou, de forma alguma pode-se mexer na bomba;

 

Maneira correta de pedir um CHIMARRÃO – Você deve sugerir que gostaria de tomar. Se possível, sente-se ao lado esquerdo de quem está servindo, para que se continue a sequência da roda normalmente até chegar em você;

 

Se alguém na roda estiver com batom! – A pessoa que está servindo é a responsável por limpar a bomba toda vez que a pessoa devolver a cuia;

 

Se não quero mais chimarrão: como proceder – Aprecie o último chimarrão e agradeça a pessoa que está servindo!

 

Para finalizar, não se esqueça de tomar o seu chimarrão até o final. Ele pode, sim, fazer a cuia “roncar”!

 

Agora, vamos lá preparar um saboroso chimarrão e colocar em prática as regras acima! Ah, e não esqueça de compartilhar! Afinal de contas, mensagem dada é mensagem recebida!


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Chimarrão X Ressaca

 

Exagerou na bebida na noite passada?

Que tal um chimarrão para ajudar a curar a ressaca?

Isso mesmo: para quem acha que o chimarrão é só para tomar quando temos nossos problemas resolvidos, se enganou! Ele nos ajuda até mesmo nessas horas difíceis. Acordou pela manhã e não está muito bem? Que tal uma cuia do verdinho? Ele trará mais energia e hidratação para o seu corpo. Você estará ingerindo água em forma de chá, fazendo com que seja eliminado tudo o que não é necessário para o seu corpo.

Também pode ser colocado um pouco de chá com benefícios calmantes, como: camomila, erva-cidreira, hortelã e chá branco. Essas são ótimas opções e combinadas ao chimarrão ajudarão ainda mais.

O chimarrão não deve ser substituído pela água, mas ele pode, sim, hidratar quando nosso corpo precisa. Se não estamos nos sentindo muito bem para tomar água, ele pode estar nos auxiliando.

Na história do chimarrão, conta-se que os colonizadores espanhóis adotaram esse hábito após observar que no Paraguai os homens tinham esse costume: após uma noite com consumo excessivo de álcool, no dia seguinte, sua primeira bebida era o CHIMARRÃO.

Quem tem dúvidas, faça o teste e compartilhe conosco!

Contudo, vamos com calma ao ingerir bebida alcoólica, hein? Sempre com moderação! E lembre-se que é importante tomar muita água, para hidratação.

No dia seguinte, preparar aquele chima, para ajudar na disposição!

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escolhendo a melhor bomba para o chimarrão!

Que o chimarrão é nossa bebida favorita aqui no Sul, não temos dúvidas. Porém, para apreciá-lo, temos que selecionar bem os acessórios, mantendo aquele gostinho da erva-mate e pensando em nossa saúde!

Hoje vou falar sobre três tipos de materiais que são utilizados para fabricação de bombas. Será que temos que analisar apenas o valor que estamos pagando ou todo o contexto?  

Vamos lá? 

BOMBA DE FERRO: é feita com material de ferro. Sua durabilidade varia de cinco meses a um ano. O gosto do chimarrão acaba sendo afetado pelo gosto de ferrugem. Isso acontece em poucos dias, pois são liberados do material resíduos que podem ser tóxicos para a nossa saúde.

BOMBA DE ALPACA (LATÃO): é um material intermediário. A sua durabilidade pode chegar a até 10 anos, dependendo dos cuidados! O gosto da erva-mate fica melhor do que com o ferro, mas ainda não temos toda a higienização de que se precisa. É recomendada para pessoas que estão começando a tomar chimarrão, pode-se dizer que seria um TESTE!

BOMBA DE INOX: É o material mais indicado, SUPER RECOMENDO! Pensando na saúde, durabilidade, gosto do chimarrão, enfim, é um investimento a longo prazo que fizemos ao adquirir uma bomba desse material.

Não se trata apenas de comprar uma bomba para chimarrão, mas de analisar seus benefícios que são a longo prazo. É poder sentir o verdadeiro gosto da erva-mate, saborear e saber que não vai prejudicar a nossa saúde, além de não precisar investir dinheiro para comprar uma nova a cada ano.

É raro se ter o hábito de realizar a limpeza interna da bomba, mas isso é muito importante. Recomenda-se a limpeza a cada 15 ou 20 dias. Durante a limpeza, você verá o acúmulo de erva que fica instalado principalmente no tubo da bomba. Isso, muitas vezes, pode alterar o gosto do seu chimarrão.

Ao adquirir uma bomba nova, avalie sempre tudo o que conversamos acima!

E vamos lá: preparar o nosso chima de cada dia!

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA CHIMARRÃO?

E você já parou para pensar o que significa a palavra CHIMARRÃO? E não estou falando da parte cientifica, mas sim o que ela transmite em nosso dia a dia.

Um bom gaúcho não passa um dia sem apreciar a bebida, eu sou assim! Mas nem sempre nos damos conta que além de inúmeros benefícios que o chimarrão nos traz, ele traz em sua palavra um grande significado.

Veja abaixo:

 

COMECE O DIA COM                                                                                                                                                                    HUMOR E

INSPIRAÇÃO,

MANTENHA-SE

AGRADECIDO PELAS

REALIZAÇÕES E

RENOVADO PARA

ALCANÇAR AS

OPORTUNIDADES DA VIDA.

 

Às vezes não nos damos conta de mensagens do bem que estão tão próximas de nós, seja em um gesto, um acontecimento ou até mesmo uma palavra.

E você já parou para observar o que está acontecendo ao seu redor?

Sentar, tomar um chimarrão, jogar uma conversa fora, nos faz tão bem! Deixa nossa alma mais leve e conseguimos esquecer um pouco do dia a dia que está tão corrido para todos.

Agora, vamos lá preparar um saboroso chimarrão e colocar em prática as regras acima! Ah, e não esqueça de compartilhar! Afinal de contas, mensagem dada é mensagem recebida!

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 artigos indispensáveis para preparar o teu chimarrão!

 

Chega aquele momento de preparar o chimarrão e queremos sempre ter ele bem apresentável. Desde a erva, que seja de ótima qualidade, um perfeito acabamento, uma bomba que não crie problemas, aquela decoração que não pode, de forma alguma, faltar! Os artigos essenciais para fazermos tudo isso, tu tens listado?

Hoje compartilho com vocês tudo o que utilizo nas montagens dos meus chimas. Vamos lá?

1 - ERVA-MATE: no momento da compra, temos que ter muita atenção. Desde o fato de conter ou não açúcar; se a erva é fina ou moída grossa e, principalmente, atende ao prazo de validade! Também temos que ter atenção no processo de fabricação, quais os cuidados que a empresa está tendo, pois envolve a nossa saúde. Procure no pacote de erva-mate o selo de Qualidade Certificada pela Emater e também o selo de Carbono Neutro, o qual reduz os gazes poluentes antes do contato com as folhas.

Através de uma boa escolha de erva-mate já damos início ao nosso chimarrão!

2 - BOMBA: prefira as bombas para chimarrão fabricadas com material de inox, de 23cm a 26cm, dependendo o tamanho da cuia. Esses são tamanhos padrões, para o seu rosto não ficar tão próximo do chima. Outro detalhe muito importante é o bojo removível, para poder ser feita a limpeza interna. 

3 - CUIA: depende muito do gosto de cada um. Há pessoas que dizem que a cuia de porcelana é mais higiênica, porém, a de porongo não é o contrário. Com os cuidados corretos, não haverá problemas. Uma dica é, quando não se utiliza muito a cuia, mantê-la sempre guardada na geladeira. Isso evitará possíveis mofo e mau cheiro. 

4 - FILTRO PARA BOMBA: o gosto do chimarrão não irá alterar ao utilizar o filtro. Pelo contrário, você sentirá mais o gosto da erva, contudo, ela estará filtrada.

5 - ESPÁTULA: Esse acessório serve para organizar a erva após colocada na cuia, além de poder fazer desenhos na própria erva-mate. Mostre seu lado artístico!

6 - VIRA-MATE: ou utilizamos o processo de chimarrão prático (o qual já conversamos em um artigo por aqui), ou então usamos o vira-mate para facilitar a preparação do chimarrão.

Como? Colocar erva até o pescoço da cuia. Após, colocar o vira-mate na boca da cuia, virando toda a erva em direção a ele. Sem pressa, trazer a cuia em posição horizontal, colocar água e, após, a bomba.

7 - ENFEITES: no momento de decorar o chima, podemos pensar em uma festa, rsrsrs. Acredito que a nossa decoração, a forma de apresentar o chimarrão diz muito sobre o nosso humor naquele momento. Portanto, cuidado, pois estamos mostrando os nossos sentimentos.

Há diferentes materiais utilizados em enfeites para chimarrão, como biscuit, MDF, EVA, folhados, pérolas, flores naturais, chás, jóias, granulados, açúcar colorido, coco, canela, piercing para bomba...enfim, é só usar a imaginação que, com certeza, ninguém ficará sem decoração!

 Os artigos citados acima são peças que utilizo no meu chima e você, utiliza alguns deles, ou todos? 
____________________________________________________________________________________________________________

SEGREDOS DE UM BOM CHIMARRÃO

Preparar aquele chimarrão saboroso é um desafio no seu dia a dia? Se a tua reposta for sim, vamos te ajudar com algumas dicas.

TEMPERATURA DA ÁGUA: a temperatura deve estar entre 60º a 70º graus para que a erva não "queime", quando passa dessa temperatura o chimarrão fica logo "lavado", sem espuminha, parece ficar sem gosto. Se você não possui um termometro para saber se está nessa temperatura, pode ir testando na sua chaleira ou jarra elétrica qual tempo precisa deixar esquentar para que o chima fique bom, eu observo quando começa a chiar tanto a chaleira como a jarra elétrica, e como gosto do chima um pouco mais quentinho deixo uns 2 minutos a mais de quando começa a chiar.

EXCESSO DE ERVA-MATE: quando colocamos mais erva-mate do que precisa o chimarrão pode ficar trancado (não puxar a água), por isso que sempre recomendamos iniciar com 1 a 2 colheres de erva-mate, água até o pescoço da cuia e depois preencher com erva. Mas se você prepara o teu chima com vira mate recomendamos colocar a erva-mate até um pouco antes do pescoço da cuia.

ESCOLHA DA CUIA: a cuia mais tradicional é a de porongo, porém deve ser de boa qualidade para que o chimarrão fique bom. Escolha cuias com porongos já secos na fabricação, para que não precise curtir. Cuide o tamanho do porongo para que a bomba entre e consiga fazer a movimentação necessária se for preparar o chimarrão com o auxilio da bomba. A cuia pode sim ter revestimento como courino, PC, tranças.... isso não interfere no sabor do chimarrão. A cuia de madeira imbuia também é uma ótima escolha, outros tipos de madeira costumam deixar o chimarrão lavado. A cuia de vidro é boa para quem gosta de modelos diferentes, mas o sabor fica bem o da erva-mate, se a tua erva for de qualidade você vai adorar, ela também é indicada para pessoas que possuem alguma alérgia do porongo ou madeira. 

ESCOLHA DA BOMBA: a bomba que recomendamos é de INOX, você vai sentir o gostinho do chima perfeito, pois ela não interfere no sabor, é higiênica, os estudos apontam o inox como o melhor material para a saúde. Outros materiais como latão, ferro... deixam gosto no chima, você vai sentir o gosto do material, então não indico. Outra opção seria a BOMBA DE VIDRO, ela não interfere no gosto do chimarrão, além de ser super higiênica, porém precisa ter os cuidados redobrados para não quebrar.

ESCOLHA DA ERVA-MATE: um dos principais acessórios para o nosso bom chimarrão, a erva-mate quando de qualidade proporciona um chimarrão saboroso e com aquela espuminha que amamos. Vale observar a validade e quando foi produzida, prefira ervas frescas que foram produzidas recentemente, exceto as embaladas a vácuo que possuem uma durabilidade maior de até 6 meses. Sobre o sabor indico começar pelas tradicionais e depois vai provando para ver qual mais gostou, o mesmo acontece com marcas, precisa provar para saber a qual será a sua preferida. 

Esses foram alguns segredos para preparar um bom chimarrão, espero que te ajude!